sábado, 5 de junho de 2010

JON SECADA - BIOGRAFIA COMPLETA - PARTE 1

A partir de hoje contaremos aqui em nosso Blog a história completa do nosso grande ídolo Jon Secada. Materiais inéditos, links interessantes. Foi um intenso trabalho de pesquisa. Traduzimos várias páginas que escrevem ou já escreveram algo sobre Jon na internet em todo o mundo, para trazer um pouco mais sobre a vida e obra deste grande "cantante latino".


1ª Parte: Da infância aos primeiros passos na música

Juan Francisco Secada Martinez, mais conhecido como Jon Secada nasceu em Havana (Cuba) no dia 4 de outubro de 1962. Quando tinha nove anos, sua família pediu para deixar Cuba legalmente. Antes disso, seu pai José e mãe Victória sofreram as augruras do regime de ditadura imposto pelo então Presidente Fidel Castro. Segundo alguns relatos, José Secada chegou a ser preso pelo regime, pois era um militante político atuante na oposição ao regime de Fidel. Em em 1971 a família deixou o país rumo a Florida, nos Estados Unidos (um dos principais estados norte-americanos onde a imigração latina é bastante abundante).Lá eles abriram uma cafeteria na cidade de Hialeah, no condado de Miami-Dade.


"Agora as coisas estão muito mal lá e isso é uma situação bastante desagradável", Secada diz de Cuba. "Temos um monte de família e tudo continua ficando pior e pior e pior, então eu acho que todo mundo está esperando que as coisas mudem em breve".

Foi na época do ginásio que seu talento para música começou a aparecer. Ele provou isso no 11 º ano da escola quando cantou uma versão musical de "A Christmas Carol". Nesse momento o seu amigo Miguel Morejon (compositor), foi surpreendido com seu talento. Tanto é que dali surgiu uma grande parceria musical que dura até hoje. O próprio Morejon conta que, na época, ele se apresentava como um garoto popular, já que também tocava e cantava, mas quando Jon surgiu com sua simplicidade e voz "terrivelmente" linda, ficou acometido de uma inveja alucinante. A amizade só se consolidou mesmo quando Jon, em um espírito de coleguismo impressionante tirou Miguel de uma grande enrascada, já que poderia até ser expulso da escola.



Na cidade de Miami, culturalmente diversificada, Secada conheceu o ritmo da salsa e merengue, que continha elementos bem comuns ao que ele estava habituado quando ainda vivia em Cuba. Ele também se interessou por R & B e a música pop feita por mestres como Barry Manilow, Marvin Gaye, Billy Joel, Elton John e Stevie Wonder.

Secada graduou-se na Hialeah South Florida's High School em 1979 e, em seguida, ingressou na Universidade de Miami. Durante a faculdade, ele se tornou um músico de jazz e foi introduzido no Iron Arrow Honor Society. Ele completou o Bacharelado em Música e, em seguida, ganhou um curso de mestrado de Jazz Vocal Performance.


"Bem, eu sempre quis ser educado e estar preparado. Minhas intenções quando eu vim para este setor foram de ser músico, não necessariamente um artista de gravação, apenas um músico em geral. E essa é a razão que eu fui para a faculdade, e tenho o meu diploma, que foi de grande importãncia para mim”.


NA PRÓXIMA SEMANA, NÃO PERCAM:
- O PRIMEIRO COMPACTO DE JON SECADA EM 1986 ANTES MESMO DE CONHECER A FAMÍLIA STEFAN;
- A PARCERIA COM GLÓRIA;
- O DEBUT COM O SUCESSO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário