Biografia

Da infância aos primeiros passos na música


Juan Francisco Secada Martinez, mais conhecido como Jon Secada nasceu em Havana (Cuba) no dia 4 de outubro de 1962. Quando tinha nove anos, sua família pediu para deixar Cuba legalmente. Antes disso, seu pai José e mãe Victória sofreram as augruras do regime de ditadura imposto pelo então Presidente Fidel Castro. Segundo alguns relatos, José Secada chegou a ser preso pelo regime, pois era um militante político atuante na oposição ao regime de Fidel. Em em 1971 a família deixou o país rumo a Florida, nos Estados Unidos (um dos principais estados norte-americanos onde a imigração latina é bastante abundante).Lá eles abriram uma cafeteria na cidade de Hialeah, no condado de Miami-Dade.


"Agora as coisas estão muito mal lá e isso é uma situação bastante desagradável", Secada diz de Cuba. "Temos um monte de família e tudo continua ficando pior e pior e pior, então eu acho que todo mundo está esperando que as coisas mudem em breve".

Foi na época do ginásio que seu talento para música começou a aparecer. Ele provou isso no 11 º ano da escola quando cantou uma versão musical de "A Christmas Carol". Nesse momento o seu amigo Miguel Morejon (compositor), foi surpreendido com seu talento. Tanto é que dali surgiu uma grande parceria musical que dura até hoje. O próprio Morejon conta que, na época, ele se apresentava como um garoto popular, já que também tocava e cantava, mas quando Jon surgiu com sua simplicidade e voz "terrivelmente" linda, ficou acometido de uma inveja alucinante. A amizade só se consolidou mesmo quando Jon, em um espírito de coleguismo impressionante tirou Miguel de uma grande enrascada, já que poderia até ser expulso da escola.


Na cidade de Miami, culturalmente diversificada, Secada conheceu o ritmo da salsa e merengue, que continha elementos bem comuns ao que ele estava habituado quando ainda vivia em Cuba. Ele também se interessou por R & B e a música pop feita por mestres como Barry Manilow, Marvin Gaye, Billy Joel, Elton John e Stevie Wonder.
Secada graduou-se na Hialeah South Florida's High School em 1979 e, em seguida, ingressou na Universidade de Miami. Durante a faculdade, ele se tornou um músico de jazz e foi introduzido no Iron Arrow Honor Society. Ele completou o Bacharelado em Música e, em seguida, ganhou um curso de mestrado de Jazz Vocal Performance.
"Bem, eu sempre quis ser educado e estar preparado. Minhas intenções quando eu vim para este setor foram de ser músico, não necessariamente um artista de gravação, apenas um músico em geral. E essa é a razão que eu fui para a faculdade, e tenho o meu diploma, que foi de grande importãncia para mim”.


O Início da carreira profissional


Em 1986 Jon, então com 24 anos , teve a sua primeira oportunidade de se lançar no mercado fonográfico, quando gravou o single “Love With a Smile”. A compilação constava de duas músicas. Além da faixa-título, havia também “Wishes”. Apesar de não ter tido repercussão relevante, o material levou Jon a oportunidade de juntar-se a Emilio Estefan Jr., por meio do produtor musical Clay Ostwald.
Nessa mesma época, Jon também se apresentou em uma Performance ao vivo da versão concerto de "Abraham e Sarah", O Musical de Ellis Cathy.

O público foi ao delírio com sua espetacular performance culminando em seguidas ovações.
Esta foi primeira fase de produção musical Jon antes do lançamento de seu primeiro CD premiado. O Show
também teve a presença do veterano Dick Sterling da Broadway, a sensação Pop Rick Krive, e a cantora e compositora Cathy Ellis, Helen-Marie, Doug Carpenter, Renee Rich e filho e Fred M. Caruso. A Cast Album (CD) está disponível no CDBaby.com, iTunes, da Apple e em EFMProductions.com.

Emilio Estefan contrata Secada como compositor para a sua empresa (Estefan Enterprises), e juntos eles produziram álbuns para Pia Zadora, Luis Miguel e Don Johnson. A Grande chance de Secada, porém, veio em 1990, quando Gloria Estefan convidou Jon para excursionar com ela. Ele também começou a compor músicas para Estefan, incluindo algumas das melhores baladas conhecidas. Entre outras canções, Secada co-escreveu e cantou (backing) "Coming Out of the Dark" do álbum de 1991 Into the Light. Além da música se tornar top na aclamada lista da Revista Billboard, essa época marcou o retorno de Glória aos palcos após grave acidente automobilístico. Durante a turnê, Secada teve grande oportunidade de assumir o palco e executar uma apresentação solo. A canção foi "Always Something ", que seria apresentada mais tarde em seu álbum de estréia. Esse fato marcou definitivamente o início de sua carreira solo. Daí a curiosa história da música ter sido gravada em versão ao vivo no seu álbum-debut.



A explosão do fenômeno Jon Secada

Em 91, Secada mudou legalmente seu nome de Juan para Jon. Talvez a cereja no bolo que faltava para esse grande talento pudesse finalmente ser reconhecido mundialmente. No ano seguinte lançou seu auto-intitulado álbum de estréia, Jon Secada (SBK Records / EMI), que vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo e sendo disco de platina triplo nos E.U.A., onde chegou ao número 15 no Chart da Revista Billboard 200 do ano de 1992.








Secada ainda teve um No. 5 Pop (e um n º 5 Reino Unido) com o seu single "Just Another Day", e mais três top 30 hits, "Angel" (No. 18 Pop, No. 23 UK), " I'm Free "(No. 27 Pop, No. 50 UK)," Do You Believe In Us " (No. 13 Pop, No. 30 RU), e "Do You Really Want Me" (No. 30 UK) . A versão em espanhol do álbum solo de Secada, Otro Dia Mas Sin Verte (EMI-latim), se tornou o álbum número um da América em 1992 e ganhou seu primeiro Grammy como melhor "Álbum Pop Latino". Todos esses números transformaram Jon Secada num dos maiores ícones do Pop Latino de todos os tempos e um dos grandes do mundo no início da década de 90.

No Brasil, além do álbum ter vendido milhares de cópias, Jon Secada fez diversas aparições em importantes programas de televisão, além de shows com grandes audiências.

Just Another Day foi a sétima música mais tocada daquele ano segundo pesquisas realizadas pelo Hot100Brasil. Em 93, "Do You Believe In Us" também teve um numero acentuado de execuções em rádios brasileiras. Outros hits que também foram bastante importantes nesse álbum são: Angel e I'm free.









Nesse ano Jon Secada se divorcia do seu primeiro casamento com a maquiadora Jo Pat Cafaro. Eles não tiveram filhos juntos.



A partir desse momento, Jon Secada passa a ilustrar capas de importantes publicações no mundo inteiro, o que passou a atrair a atenção não só da opinião pública, como a de diversos artistas interessados no trabalho da então revelação latina.